Altri lidera transaccções após confirmada entrada no PSI 20

A Altri era hoje a meio da manhã o título mais transaccionado na Euronext Lisboa, animado pela notícia da entrada no principal índice da bolsa portuguesa na primeira sessão de Julho.

Agência LUSA /

Às 10:18 horas, a empresa liderada por Paulo Fernandes tinha negociado 769.621 acções, um pouco mais que o segundo título mais transaccionado, a ParaRede.

A Altri acumulava uma valorização de 6,56 por cento, seguindo a cotar nos 1,30 euros, valor mais alto da sessão.

A Altri e a Mota-Engil vão substituir a Novabase e a Gescartão na composição do PSI 20 com em efeito a partir da primeira sessão de Julho, alteração da composição do principal índice da bolsa portuguesa resulta da revisão semestral ordinária.

A Mota-Engil era o sexto título com mais acções trocadas, 500.276, e encontrava-se a progredir 1,20 por cento para 2,52 euros.

Entre as empresas que vão deixar o PSI 20, a tecnológica seguia a recuar 2,06 por cento para 5,71 euros, enquanto a fabricante de papel +kraft+ se encontrava inalterada nos 11 euros.

A Novabase sai do índice seis meses depois de nele ter reentrado, na revisão ordinária do início do ano.

Já a Gescartão, cuja maioria do capital está nas mãos dos espanhóis da Europac, é retirada do índice após ter entrado poucos meses depois da listagem em bolsa.

A integração de uma empresa no PSI 20 traz maior visibilidade e liquidez à acção, na medida em que há um universo maior de investidores potenciais, assim como diversos fundos que replicam o principal índice da bolsa portuguesa.

Ao replicar um índice, um investidor tem de comprar acções de todas as empresas que o compõem, aumentando a pressão compradora sobre esses títulos.


PUB