Analistas aplaudem compra de acções próprias da PTMultimedia
Os analistas do Santander e do BPI aplaudem o programa de compra de acções próprias anunciada na terça- feira pela PTMultimedia, segundo os diários de bolsa das duas instituições, hoje divulgados.
Em comunicado enviado na noite de terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a subsidiária da Portugal Telecom anunciou que vai comprar até 10 por cento do seu capital, em 2005, bem como a intenção de dividir cada uma das acções representativas do seu capital em duas (stock split).
As duas operações serão propostas para aprovação na assembleia geral da empresa, que deverá realizar-se na última semana de Março de 2005.
A estrutura escolhida para o programa de compra de acções consiste na atribuição de um direito de (put warrant) por cada acção da PTM detida.
Dez `warrants` conferem o direito de venda de uma acção da PTM por 21,5 euros.
Para o BPI, o impacto destas medidas é "positivo", apesar de "o calendário da operação não estar ainda totalmente definido".
O analista Tiago Veiga Anjos avança que o valor de cada +warrant+ deverá ser de aproximadamente de 35 cêntimos, ou 1,9 por cento do valor da acção.
"Adicionalmente, a estrutura da compra de acções próprias permite a cada accionista da PTM cristalizar ganhos, através da venda das acções ou da venda dos +warrants+", explica a mesma fonte.
Por outro lado, "a reestruturação da balança da PTMultimedia cria mais 169 milhões de euros, ou 1,08 euros por acção, de reservas que podem ser distribuídas no futuro".
O BPI tem uma recomendação de compra sobre as acções da PTM, com um preço-alvo de 23 euros, o que representa um potencial de valorização de 23,1 por cento face à cotação actual.
Já o diário de bolsa do Totta, que reflecte a visão dos analistas do Santander Negócios, afirma que "a reacção a estas notícias deverá ser bastante positiva hoje".
às 10:33 horas, as acções da PTMultimedia seguiam em alta de 2,98 por cento, para 18,69 euros, tendo chegado a valorizar mais de quatro por cento, ao início da manhã.