EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Angola regressa aos mercados internacionais com Eurobonds de 1,75 mil milhões de dólares

Angola regressa aos mercados internacionais com Eurobonds de 1,75 mil milhões de dólares

Angola regressou na segunda-feira aos mercados internacionais de capitais com uma emissão de Eurobonds no valor total de 1,75 mil milhões de dólares (cerca de 1,6 mil milhões de euros), anunciou hoje o Ministério das Finanças.

Lusa /

Segundo o comunicado, a operação foi estruturada em duas tranches: uma de mil milhões de dólares com maturidade de cinco anos (2030) e outra de 750 milhões de dólares com maturidade de dez anos (2035).

As emissões terão taxas de juro (cupão) semestral de 9,25% e 9,78%, respetivamente.

O Ministério das Finanças salienta que esta é a primeira emissão soberana de Eurobonds desde 2022, com igual montante global, e que o volume de intenções registado, que ultrapassou 6 mil milhões de dólares, "demonstra a credibilidade e a confiança dos mercados internacionais na economia angolana".

O comunicado explica que esta operação visa diversificar as fontes de financiamento, otimizar a gestão da dívida pública e contribuir para o equilíbrio orçamental, "em alinhamento com a perceção de risco do país e com a conjuntura económica global".

O Governo anunciou também hoje que pretende complementar o financiamento externo com a emissão de Obrigações do Tesouro em Moeda Estrangeira (OT-ME), no valor de até 300 milhões de dólares, destinadas a financiar o Orçamento Geral do Estado de 2025.

Esta iniciativa integra-se na estratégia de captação de recursos para colmatar as necessidades de financiamento do Orçamento Geral do Estado de 2025, "permitindo a prossecução dos objetivos económicos e sociais indispensáveis previstos no OGE", explica o Minfin.

Outros objetivos são a captação de financiamento interno; diversificar as fontes de financiamento do OGE; e diversificar instrumentos financeiros para a canalização das poupanças dos agentes económicos.

Os títulos de divida pública a emitir pagarão cupões numa base semestral, sendo a operação aberta a todos os investidores

"A presente emissão destina-se à captação de recursos em moeda estrangeira e em moeda nacional", acrescenta o comunicado que dá nota de que as operações registadas nos livros de ordens serão liquidadas em dois ciclos, no dia 17 de outubro e no dia 31 de outubro.

Tópicos
PUB