Economia
ANMP antecipa problemas se IMI for pago em três vezes
As autarquias podem ter problemas de tesouraria por causa do novo modelo de pagamento do IMI proposto pelo Governo, antecipa o vice-presidente da Associação Nacional de Municípios.
Foto: Nuno Patrício - RTP
Também o Sindicato do Trabalhadores dos Impostos vê vantagens nesta proposta. Paulo Ralha acredita que as alterações propostas pelo Governo vão ajudar a diminuir as situações de incumprimento e facilitar as contas de muitos contribuintes.
Paulo Ralha não vê problemas de maior na adaptação do sistema informativo ao novo modelo de pagamento.
Se a proposta governativa for incluída no Orçamento para o próximo ano, quem paga mais de 100 euros de imposto vai poder liquidar a dívida em três prestações.
A primeira prestação passar a ser paga um mês mais tarde, em maio, e as restantes cobradas em agosto e novembro. Ou seja, quando os contribuintes recebem os subsídios de férias e Natal.