António Mosquito renuncia à presidência do Conselho de Administração da Soares da Costa
Lisboa, 26 nov (Lusa) -- O empresário angolano António Mosquito renunciou ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Soares da Costa, o que justificou com "motivos de ordem pessoal", na carta enviada à construtora a que a Lusa teve acesso.
Na carta enviada ao conselho fiscal da Soares da Costa, António Mosquito informa que "motivos de ordem pessoal" o levam a ter que renunciar ao cargo de presidente do Conselho de Administração da sociedade, deixando "uma nota de agradecimento a todos que colaboraram no desempenho das funções".
Fonte oficial da construtora garantiu à Lusa que o empresário angolano mantém a sua posição acionista na Soares da Costa e não manifestou qualquer intenção de vender a participação de 66,7% na empresa de construção.
Na quarta-feira, o Jornal de Negócios escreveu que António Mosquito vendeu a sua participação na Soares da Costa a dois grupos angolanos, para se focar em outras áreas de negócio que detém.
Em fevereiro de 2014, o grupo Soares da Costa anunciou a conclusão do processo de entrada de António Mosquito no capital da empresa de construção, tendo este assumido a presidência do Conselho de Administração da companhia, que coincidiu com uma operação de capitalização para enfrentar as dificuldades financeiras da companhia.
O aumento de capital foi de 20,3 milhões de euros para 90,3 milhões de euros, "mediante a entrada em dinheiro no montante" de 70 milhões de euros.
Em novembro de 2013, o grupo Soares da Costa e o empresário António Mosquito anunciaram terem concluído o processo que consistia na aquisição de 66,7% da construtora por este último, confirmada em assembleia-geral em setembro.