Aprovação da venda da Seguros & Pensões à CGD positiva para BCP
A aprovação pela Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da Seguros & Pensões, +holding+ seguradora do grupo BCP, pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), é positiva para o maior banco privado português, considera o BPI.
Na nota diária de hoje, o analista do banco de investimento refere que esta aprovação tem um impacto "positivo" para o BCP, "apesar de ser de alguma forma esperada pelo mercado".
Na quinta-feira, a AdC anunciou que aprovou a venda do ramo não-vida da Seguros & Pensões pelo BCP ao banco estatal, com algumas condições.
O Instituto de Seguros de Portugal (ISP) tinha anunciado terça- feira não se opor à operação, por considerar que a CGD reúne condições que garantem uma gestão "sã e prudente" das empresas seguradoras em causa, tendo também aprovado a venda do ramo vida ao grupo belga- holandês Fortis.
O BPI sublinha que "estas transacções irão gerar, no momento da conclusão, um aumento estimado (líquido de custos de separação e transacção) de 367 milhões de euros em reservas, levando a uma subida de 70 pontos base no +core Tier 1+ [rácios de capital] do BCP".
O banco de investimento acrescenta ainda que o BCP deverá contabilizar o impacto da operação "nos resultados de ano de 2004".
às 12:21 horas, as acções da BCP estavam a 1,06 por cento para 1,91 euros, na Euronext Lisboa.