Arranca maior feira comercial da China
A maior feira comercial da China, a feira de Cantão, no sul da China, inaugurou hoje a 102ª edição entre dúvidas sobre a qualidade dos produtos chineses para o mercado global.
A feira, que desde 1957 nunca deixou de abrir as portas em cada Primavera e Outono, mesmo durante a década de 1970 quando o regime comunista fechou o país ao exterior, enfrenta este ano a onda de suspeitas sobre os produtos chineses, depois de uma série de retiradas do mercado de produtos feitos no país.
A Mattel, maior produtora mundial de brinquedos, retirou do mercado cerca de 21 milhões de produtos feitos na China, muitos deles devido aos altos níveis de chumbo nas tintas dos brinquedos.
Outros produtos como pneus, alimentos para animais de estimação, pastas de dentes e remédios para a tosse foram também retirados do mercado, no meio de escândalos devido à sua baixa qualidade.
A participação na Feira de Cantão - que decorre duas vezes por ano na capital da província de Guangdong, fronteira a Macau -, vem no entanto a aumentar, e esta edição conta com 32.005 stands, mais 320 do que na edição anterior, com cerca de 15 mil empresas.
Até Abril de 2007, a feira era um evento para promover as exportações da China, mas desde então o evento aceita a participação de expositores estrangeiros.
"Este ano temos 849 stands para as empresas estrangeiras mais 220 do que na feira anterior, em Abril", disse o porta-voz da feira, Xu Bing, citado pela agência noticiosa oficial chinesa Nova China.