Assinantes de televisão paga aumentam 6,4% no terceiro trimestre - Anacom

Lisboa, 05 dez (Lusa) - O número de assinantes do serviço de televisão por subscrição cresceu 6,4 por cento no terceiro trimestre deste ano, face igual período do ano passado, atingindo os 2,89 milhões, divulgou hoje a Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Face ao trimestre anterior, o aumento foi de 1,5 por cento, ou seja, mais 43 mil subscrições.

As ofertas assentes em fibra ótica (designadas por FTTH/B) foram as que mais contribuíram para o aumento do serviço de televisão paga, "já que cerca de 6,5 em cada 10 novos clientes, em termos líquidos, escolheram estas ofertas", refere a Anacom.

O peso do FTTH/B continuou a aumentar no terceiro trimestre, correspondendo já a 7,6 por cento (220 mil clientes) do total de assinantes.

Em relação ao terceiro trimestre de 2010, o número de assinantes de serviços assentes em fibra ótica aumentou 94,5 por cento e subiu 14,5 por cento relativamente aos três meses anteriores.

No final de setembro, o serviço de distribuição de televisão por cabo representava quase metade (49,4 por cento, ou seja, 1,428 milhões de clientes) do total de assinantes de televisão paga, mas menos 0,6 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2010 .

Já a tecnologia Diret to Home (DTH), ou seja, serviço de distribuição de televisão por satélite, representava 23,6 por cento (683 mil clientes), enquanto as "outras tecnologias" (xDSL/IP e FWA) representavam 19,4 por cento (559 mil clientes).

Tópicos
PUB