Associação da Rota da EN2 nasce e junta municípios de Chaves a Faro

| Economia

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2) é formalmente constituída hoje, em Santa Marta de Penaguião, por 21 dos 32 municípios atravessados pela via que liga Chaves a Faro.

A assinatura da escritura da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 junta hoje 21 autarquias, mas mais 10 já garantiram a adesão, precisando apenas da aprovação das respetivas assembleias municipais.

Luís Machado, presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião e que lidera o projeto turístico EN2, afirmou à agência Lusa que a constituição desta associação representa a fase final da primeira fase deste projeto.

O autarca disse que a nova associação pretende concretizar a geminação da EN2, que liga Chaves a Faro, numa distância de 738 quilómetros, com a `Route` 66, nos Estados Unidos da América (EUA), e a `Ruta` 40, na Argentina.

Mas, para a concretização deste projeto de internacionalização, o presidente socialista defendeu que é necessária a abertura de um aviso nos fundos comunitários dedicado a este projeto que atravessa o país de Norte a Sul, passando por território das atuais cinco comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR).

De Trás-os-Montes ao Algarve, a Nacional 2 atravessa 32 municípios, passa pelo interior das povoações e liga paisagens tão diferentes como as vinhas do Douro, as planícies do Alentejo ou as praias do sul do país.

É este potencial paisagístico e patrimonial que se quer aproveitar. Luís Machado explicou que o objetivo é "avançar com um projeto de dinamização desta estrada histórica" que vai guiar os visitantes por uma viagem pelo país.

"A ideia é que as pessoas que façam esta rota tenham o mesmo tipo de acolhimento em todos os municípios por onde passem, tenham acesso a informações sobre alojamentos, restauração ou os produtos locais de qualquer um destes territórios", salientou.

Luís Machado acredita que a EN2 vai ajudar a "criar riqueza nos territórios que atravessa, vai ajudar a mostrar a cultura, gastronomia e os produtos endógenos, ainda a fixar a população residente e até a atrair novas pessoas".

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, é parceira do projeto e vai criar uma aplicação onde estará concentrada toda a informação sobre a EN2 e, conjuntamente com a Infraestruturas de Portugal (IP), será colocada uma sinalética da rota.

O autarca disse ainda que o projeto visa a recuperação das antigas casas dos cantoneiros, que estão devolutas.

Tópicos:

Argentina, Chaves, Penaguião, Rota Estrada, Trás Montes,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Girl Move Academy existe há quatro anos com o objetivo de criar uma geração de mulheres líderes.

    Em entrevista à RTP, o paquistanês Ahmad Nawaz recorda o ataque de 2014 a uma escola de Peshawar.

    Fotografias da autoria do artista berlinense Martin Dammann lançam luz sobre o lado mais obscuro da Wehrmacht.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.