Associação dos Pensionistas e Reformados admite que números de penhoras de pensões são muito elevados

A presidente da Associação dos Pensionistas e Reformados (APRe!), Maria do Rosário Gama, afirma que o elevado número de penhoras de pensões de reforma da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações surpreende, embora não se trate de uma realidade desconhecida.

Sandra Henriques /

Foto: José Sena Goulão/Lusa

Em declarações ao jornalista da Antena1 Nuno Rodrigues, Maria do Rosário Gama confessa que “não fazia ideia dos números”. Este ano registam-se mais 17 por cento de penhoras do que em 2012, de acordo com os dados da Câmara dos Solicitadores revelados esta manhã pelo Jornal de Negócios. Até novembro foram penhoradas pensões num valor total de 39,5 milhões de euros, o que equivale a cerca de 125 mil euros por dia.

“São números elevadíssimos, mas conheço situações de pessoas que tiveram que fazer hipotecas para poder pagar os impostos do IRS. Temos outro caso de pessoas que fazem empréstimos sucessivos para poder resolver compromissos que assumiram e que neste momento não têm possibilidades. Um senhor há dias dizia-me que era a insolvência ou o suicídio. São casos muito dramáticos”, afirma.


PUB