Associação Produtores Kiwi prevê 650 hectares novos pomares e investimentos de 25 milhões euros

Braga, 13 Mai (Lusa)- A Associação Portuguesa de Kiwicultores (APK) calcula que, até 2010, serão plantados 650 hectares de novos pomares de kiwis, com um investimento de 25 milhões de euros, disse hoje à Lusa a sua presidente.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Graça Correia adiantou que o organismo prevê que sejam investidos outros sete milhões de euros em projectos de reconversão/modernização, e que abrangem uma área de 450 hectares.

Os investimentos no sector - salientou - serão feitos com recurso aos apoios do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), que apoia até 40 por cento do investimento.

A associação elaborou um plano estratégico, no qual se prevê que o valor da produção anual triplicará, no mínimo, de 10 para 30 milhões de euros, 70 por cento da qual será canalizada para exportação.

A Associação tem sede em São João da Madeira, cidade considerada central em relação às duas grandes regiões produtoras de kiwi: o Entre Douro e Minho, com 80 por cento da produção e a região Centro com 20.

Graça Correia adiantou que a cultura do kiwi terá grande desenvolvimento nos próximos anos porque Portugal produz apenas 12 mil toneladas: "o mercado nacional é deficitário, e prevê-se um crescimento do consumo de 5 por cento ao ano, até 2013, sendo o consumo nacional o dobro da produção actual", realçou.

Acresce que - assinalou - também o mercado de exportação, principalmente para Espanha, está em crescimento: "os kiwicultores portugueses possuem vantagens comparativas em termos de qualidade específica do kiwi e proximidade", acentuou.

O mercado espanhol consome 120 mil toneladas ano e produz apenas 13 mil devido à falta de condições agrícolas para a produção deste fruto.

Actualmente Portugal exporta 17 por cento da sua produção do fruto e o objectivo é o de atingir, em 2013, pelo menos 50 por cento da produção, revelou.

A dirigente associativa observou ainda que na campanha de comercialização que agora está a terminar houve uma valorização do preço por calibre entre os 10 por cento e os 30 por cento, bem como um forte incremento nas exportações por parte dos principais entrepostos nacionais associados da APK - Associação Portuguesa de Kiwicultores.

Para apoiar os investimentos no sector, foi celebrado em Março de 2008 um protocolo de colaboração entre a "APK - Associação Portuguesa de Kiwicultores" e a empresa "Espaço Visual - Consultores de Engenharia Agronómica" com o objectivo de conseguir uma linha de crédito suportada por vários bancos, que apoie os kiwicultores nos seus investimentos na cultura para além dos fundos financeiros disponibilizados pela União Europeia e pelo Estado português.

LM.


PUB