Atividade económica nos EUA entrou no "ritmo da primavera"

Após um inverno rigoroso e frio que prejudicou os negócios, chegou a primavera para a economia dos Estados Unidos, em particular no nordeste do país, assegura o "livro bege" da Reserva Federal (Fed), divulgado esta quinta-feira.

Lusa /
Foto: Brendan McDermid, Reuters

O relatório recolhe dados dos 12 distritos incluídos no Sistema da Reserva Federal e demonstra que em dez a economia registou progressos de "modestos a moderados", apenas com um recuo das regiões de Cleveland (Ohio) e Saint Louis (Missouri).

Segundo o "livro bege", um relatório que a Fed publica a duas semanas do início das reuniões do seu Comité de Mercado Aberto, a atividade económica "ganhou ímpeto" no distrito de Chicago (Illinois), enquanto Nova Iorque e Filadélfia registaram uma reativação após a letargia invernal.

Com o fim da prolongada série de tempestades de neve, os consumidores regressaram aos estabelecimentos "com entusiasmo" na maioria dos distritos, sublinhando-se os "bons registos" nas vendas de veículos automóveis e no pequeno comércio.

Registaram-se ainda progressos nos setores dos transportes, indústria e serviços financeiros, apesar de o mercado da habitação ter revelado resultados descritos no livro como "variados".

O documento também menciona atrasos em diversas plantações e no transporte de produtos básicos, para além de um vírus que afetou a suinicultura.

O livro acrescenta ainda que o mercado laboral melhorou lentamente e com pouca pressão sobre os salários e os preços, que se mantiveram estáveis ou com aumentos muito reduzidos.

"O mercado laboral teve resultados mistos mas em geral positivos", indicou o "livro bege".

O Comité de Mercado Aberto da Fed, que dirige a política monetária norte-americana, reúne-se em 29 e 30 de abril.

A nível nacional, os preços também se mantiveram estáveis, segundo o "livro bege".

A taxa de inflação nos Estados Unidos esteve durante dois anos abaixo dos 2%, nível que a Fed considera aceitável.

Tópicos
PUB