ATL "perfeitamente confortável" com Alcochete, mas defende alternativa até conclusão das obras

Lisboa, 10 Jan (Lusa) - A Associação do Turismo de Lisboa (ATL) está "perfeitamente confortável" com a localização do novo aeroporto em Alcochete, que hoje foi decidida em Conselho de Ministros, mas defende uma alternativa provisória até à conclusão das obras.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Em termos de turismo, estamos perfeitamente confortáveis com Alcochete", disse Mário Machado à agência Lusa, depois de noticiado que a escolha da localização em Alcochete do novo aeroporto internacional de Lisboa, em detrimento da opção Ota.

De acordo com Mário Machado, o importante é que o novo aeroporto "tenha boas acessibilidades, acessos ferroviários ao centro da cidade e que seja relativamente rápido chegar a Lisboa", de forma a que os passageiros tenham comodidade.

"Congratulamo-nos que seja tomada uma decisão", disse Mário Machado.

"Parece-nos ser uma boa escolha e deverá ser superior em termos económicos e de acessibilidades do que a solução Ota, mas deve-se pensar numa alternativa provisória até à conclusão do aeroporto, que ainda está longe", defendeu.

O presidente adjunto da ATL teme o esgotamento da capacidade do aeroporto da Portela, tendo em conta que as previsões indicam um crescimento anual de 1 milhão de passageiros, sugerindo uma alternativa provisória ou até um "Alcochete faseado".

"Senão arriscamos o estrangulamento do crescimento turístico em Lisboa, o que é de facto uma preocupação para nós. Resolveu-se um aspecto fundamental, mas convém olhar para o entretanto", frisou.

De acordo com o calendário previsto pelo Governo, o projecto do novo aeroporto deverá estar concluído em 2017, data prevista pelo Executivo para o início da exploração.

JMG.

Lusa/Fim


PUB