Auditoria. Novo Banco vendeu ativos sem saber a quem

O Novo Banco vendeu ativos sem apurar os verdadeiros compradores. A auditoria especial foi publicada no site do Parlamento e indica que o banco nunca justificou a diferença entre a avaliação dos ativos e o desconto no preço de venda.

RTP /
Afinal a gestão do Novo Banco também falhou. A auditoria especial revela que o Novo Banco vendeu ativos sem identificar os compradores.

O relatório conclui que o banco não tinha procedimentos internos na venda de ativos para o combate ao branqueamento de capitais e o conflito de interesses. E dá como exemplos a venda do BES Investimento e do BES Vénitie.

Estas operações de venda terão sido aprovadas pelos respetivos supervisores com base em informação disponibilizada pelo potencial comprador.

Para estes negócios, a direção do banco admite que os compradores tinham estruturas complexas e que o Novo Banco apenas pediu aos compradores uma declaração em como nenhum dos participantes detinha mais de 25% das entidades.

Além disso, o Novo Banco vendeu praticamente todos os ativos abaixo dos valores que estavam no balanço do banco e, segundo a Deloitte, nunca justificou a variação das avaliações nem justificou a diferença de preço entre a avaliação e a venda.

O relatório de mais de 300 páginas já está disponível no site do Parlamento, sem informações que ponham em causa o sigilo bancário.
PUB