Foto: Nuno Patrício - RTP
Há cada vez mais inquilinos que se estão a alertar que deixaram de ter apoio às rendas em nenhuma explicação por parte do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana. A denúncia surge da Associação de Inquilinos Lisbonenses.
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana adianta à edição de hoje do jornal Público que os apoios às rendas estão a ser retirados devido a alegadas "incongruências" nas declarações dos proprietários.
Na origem do problema está a ausência de uma declaração às Finanças dos contratos de arrendamento.
Pedro Ventura, da Associação de Inquilinos Lisbonenses, corrobora a ideia e fala em fuga ao fisco por parte de muitos senhorios. Uma acusação que os senhorios contestam.
Diana Ralha, da Associação Lisbonense de Proprietários, diz não compreender as alegadas "incongruências" dos senhorios. Não reconhece as acusações dos inquilinos e aponta o dedo ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana de estar a colocar inquilinos contra senhorios. Os proprietários de casas arrendadas garantem que cumprem a lei, e pedem para ver a ficha técnica do estudo que fala em fuga ao fisco. Os proprietários de casas arrendadas negam que seja a falta de declaração dos contratos às Finanças a estar na origem da retirada de apoios às rendas.