Austrália procura 100 mil imigrantes qualificados

A Austrália vai abrir as portas a 100 mil imigrantes qualificados em 2005-2006 para fazer face à falta de mão-de-obra que ameaça o seu crescimento económico, anunciaram fontes oficiais.

Agência LUSA /

A realizar-se, esta será a mais importante vaga de recrutamento desde os anos 50 naquele país.

A Austrália determinou a sua quota de entrada em 97.500 vagas para a próxima época, mais 20.000 que em 2003-2004.

Camberra procura, em particular, engenheiros, comerciais e profissionais do sector da saúde, precisou na rádio nacional o porta- voz do ministro da Imigração, Abdul Rizvi.

As operações de promoção da procura de imigrantes qualificados vão ser organizadas este ano em Londres, Berlim, Amesterdão e Chennai, na Índia, mas a Austrália "procura igualmente pessoas talentosas de todas as origens", acrescentou o porta-voz.

No próximo ano, a campanha poderá ainda ser divulgada em Banguecoque, Seul, Los Angeles e Manila, de acordo com o jornal The Australian.

Uma campanha de publicidade será ainda lançada na imprensa estrangeira a partir de Setembro.

"O que fizemos nos anos 50 teve um grande impacto na Austrália e vamos fazer o mesmo agora", disse Rizvi.

Nos anos 50, aquele país lançou uma campanha massiva que resultou em cerca de um milhão de imigrantes só da Grã-Bretanha.

A Austrália, com cerca de vinte milhões de habitantes, sofre um défice de mão-de-obra qualificada que ameaça um crescimento ininterrupto de 14 anos.

Destino escolhido por muitos portugueses na década de 50, estão actualmente registados nos consulados de Portugal na Austrália cerca de 40 mil imigrantes nacionais.

PUB