Auto-estradas do Litoral inaugura sábado novo sistema de pagamento de portagens

Lisboa, 12 Mai (Lusa) - A Auto-estradas do Litoral inaugura sábado, na A17, entre Aveiro e Marinha Grande, um novo sistema de cobrança de portagens, o Via Manual, que possibilita o pagamento sem o auxílio de um portageiro, foi hoje anunciado.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O sistema, desenvolvido pela Direcção de Inovação e Tecnologia da Brisa, consiste num equipamento que é embutido nas cabines de portagem, de modo a permitir "operações com máquina, operações sem máquina e o desenvolvimento simultâneo de ambas as operações", conforme explicou o director de clientes da Brisa, Vasco da Cunha.

Para realizar o pagamento, o condutor pode recorrer a moedas, notas e Multibanco, sendo que este sistema também permite que os automobilistas que tenham Via Verde e que tenham entrado numa via manual por engano possam efectuar o pagamento.

O sistema dá troco, mas caso não haja troco disponível, o equipamento emite uma factura com o valor a pagar, a entidade e a referência, dispondo o cliente de 15 dias para proceder ao pagamento.

O director de clientes da Brisa disse que estará disponível uma equipa de operadores para apoiar os clientes nesta fase inicial, que explicarão aos condutores o procedimento de pagamento.

No entanto, a hipótese de deixarem de existir portageiros nas praças de portagens está fora de questão.

"Não vai haver portagens sem portajeiro, o que vamos fazer agora é verificar em que altura é que são necessários mais portageiros", garantiu Vasco da Cunha.

A introdução do sistema será acompanhada de sinalética na via e na aproximação à portagem, com pintura no pavimento e com colocação de painéis no topo da praça de portagem, à semelhança do que acontece actualmente com a Via Verde, mas com a inscrição Via Manual.

Esta tecnologia será colocada em 6 portagens na A17, mas o director de clientes da Brisa disse que, "para já, não existe qualquer planeamento para a introdução deste sistema noutras auto-estradas".

De acordo com Vasco Cunha, cada máquina custa cerca de 30 mil euros.

Além do sistema Via Manual, a praça da portagem de Mira, na A17, está também equipada com o novo sistema Via Verde, o Via Mais Verde, que dispensa as praças de portagem e evita o abrandamento, uma vez que a taxação dos veículos é feita através de pórticos.

O sistema Via Mais Verde está actualmente em funcionamento na A10, em Benavente.

CSJ.

Lusa/Fim


PUB