AutoEuropa celebra dez anos em Portugal

A AutoEuropa de Palmela, o maior investimento estrangeiro já realizado em Portugal, no montante de 1.970 milhões de euros, completa hoje 10 anos e prepara-se para produzir o novo modelo Cabrio da Volkswagen.

Agênca LUSA /
DR

A Volkswagen irá produzir em Portugal a partir de 2006 o novo modelo Cabrio da Volkswagen, implicando um investimento da ordem dos 600 milhões de euros na fábrica de Palmela e que deverá permitir que o maior construtor europeu fique em Portugal por mais 20 anos, pelo menos.

Inaugurada oficialmente faz hoje dez anos, a maior fábrica de automóveis existente em Portugal comemorou no primeiro semestre de 2003 o primeiro milhão de monovolumes produzidos em Palmela.

A AutoEuropa tem contribuído com uma percentagem que nalguns anos se aproximou de 02 por cento para o produto interno bruto (PIB) português, vende para o estrangeiro cerca de 99 por cento do que produz e contribui com cerca de 8 por cento para as exportações portuguesas, depois de já ter representado 11/12 por cento entre 1996 e 2001.

A percentagem de incorporação nacional é de cerca de 50 por cento.

A primeira pedra da nova unidade industrial de Palmela foi lançada em 3 de Dezembro de 1991 e a fábrica foi inaugurada ficialmente em 26 de Abril de 1995.

O projecto previa cerca de cinco mil postos de trabalho e 177 mil unidades produzidas anualmente antes do final da década de noventa mas a procura no mercado de monovolumes evoluiu de forma diferente das previsões.

O maior investimento estrangeiro realizado em Portugal ascendeu a 395 milhões de contos, recebendo incentivos de 89 milhões.

A previsão inicial de investimento excedia os 450 milhões de contos mas uma quebra no preço de equipamentos e reduções de outros custos permitiram concretizar o projecto inicial com uma poupança de quase 60 milhões de contos.
PUB