Autoeuropa vai construir substituto da Volkswagen Sharan

Palmela, 11 Jan (Lusa) - A fábrica de automóveis da Autoeuropa, em Palmela, vai construir um veículo que substitui a Volkswagen Sharan, disse hoje à Lusa Manuel Martins da Comissão de Trabalhadores.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O director-geral da Autoeuropa informou-nos ontem [quinta-feira] que iríamos construir o veículo sucessor da Sharan, mas não adiantou datas, nem outros pormenores", disse Manuel Martins, acrescentando que a Comissão de Trabalhadores já deu conhecimento da decisão da casa-mãe a todos os funcionários.

Segundo Manuel Martins, a construção do novo veículo na fábrica de Palmela era um dos principais objectivos da administração e dos trabalhadores da Autoeuropa, que esteve na base da assinatura do acordo de empresa em 2006.

O director-geral da empresa, Jorn Reimers, já tinha anunciado em conferência de imprensa, na quarta-feira, que a Autoeuropa pretende atingir uma produção diária de 800 automóveis em 2010, duplicando a de 2007, e prevê um aumento de 2.000 postos de trabalho.

Jorn Reimers admitiu ainda que o quarto modelo, a juntar aos VW Eos e Scirocco e aos novos monovolumes (MPV), "pode ser o Polo", mas sublinhou que a decisão "ainda não está tomada".

Reimers acrescentou que a Autoeuropa projecta atingir 100 mil veículos produzidos este ano (após 93.609 em 2007), representando o Volkswagen Eos 49 por cento, os MPV 31 por cento e o novo modelo Volkswagen Scirocco 20 por cento.


PUB