Autoridade Tributária alerta para mensagens fraudulentas

por Lusa

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que estão a ser enviados, em seu nome, mensagens de correio eletrónicas (`e-mails`) falsas, referentes a eventuais dívidas fiscais.

Através da rede X (antigo Twitter) e do `site`, a AT diz ter tomado conhecimento que alguns contribuintes estão a receber `e-mails` com supostas dívidas, onde é pedido que carreguem num determinado `link`.

"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos `links` sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação", alerta a AT.

A AT aconselha os contribuintes a consultarem, no Portal das Finanças, informações sobre segurança.

Nessa informação é pedido, nomeadamente, aos contribuintes que suspeitem de `links` e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas ou SMS e que confirmem junto da fonte sempre que, através de SMS ou de `sites` da Internet, seja pedida qualquer ação ou interação.

"Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em `links`, nem descarregue ou abra ficheiros; não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças", são outros dos conselhos.

Tópicos
pub