Avaria na Venezuela impede acesso à Internet desde sexta-feira
Os utilizadores venezuelanos de Internet estão, desde a tarde de sexta-feira, sem acesso à rede, devido a uma avaria nacional, disse à Agência Lusa uma fonte da principal operadora telefónica do país.
Uma avaria nacional no sistema de enlace da CANTV, a principal operadora telefónica do país, está a impedir os utilizadores de usar o sistema de Internet via ADSL e por linha telefónica, explicou fonte do serviço de apoio técnico da empresa.
Segundo a fonte, a avaria ocorreu pouco depois das 20:00 locais de sexta-feira (01:00 de sábado em Lisboa) e afecta ainda a rede Frame Relay, usada na Venezuela, e que serve de ligação entre o sistema bancário e a rede de Internet.
Por outro lado, explicou, nalgumas regiões do país, a avaria circunscreve-se a uma intermitência na ligação de curta e longa duração, permitindo nalguns casos o acesso à página de instalação do serviço ABA (Internet ADSL), à consulta de dados dos utilizadores e ao sistema de facturação.
Pelas 18:30 locais (23:30 de Lisboa), a reparação da avaria estava "a evoluir positivamente", prevendo-se que, nas próximas horas, o serviço esteja normalizado na cidade de Caracas.
A fonte garantiu que, nalgumas localidades, o tempo da avaria poderá superar as 48 horas.