Banca: 26,8% do crédito ao consumo tem como garantia hipoteca de imóvel

Lisboa, 07 Abr (Lusa) - Mais de um quarto do crédito ao consumo concedido tem como garantia a hipoteca de um imóvel, apesar de quase metade deste crédito ser prestado sem qualquer garantia, divulgou hoje o Banco de Portugal.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

No crédito ao consumo, 48,5 por cento é prestado sem qualquer garantia e 26,8 por cento é garantido com uma hipoteca de imóvel.

Os números que reportam a 28 de Fevereiro deste ano foram avançados na conferência de imprensa de apresentação da Central de Responsabilidades de Crédito, pelo director do departamento de Estatísticas, João Cadete de Matos, e serviram para dar exemplos do potencial informativo da base de dados, que foi melhorada.

O crédito à habitação representa 40 por cento das responsabilidades de crédito ao passo que o montante em cartões de crédito equivale a 1 por cento do total de dívidas assumidas.

O crédito à habitação é assim o principal crédito em Portugal, seguindo-se o crédito para financiamento da actividade empresarial (com um peso de 25 por cento).

O crédito ao consumo representa 4 por cento do total e o crédito automóvel chega a 2 por cento.

No crédito à habitação, as informações reunidas na base de dados pública de valores de crédito permite ver que 88,7 por cento do crédito concedido para a compra de casa tem como garantia a hipoteca do imóvel.

A central de responsabilidades de crédito é uma base de dados que compila informação do crédito concedido em Portugal a particulares e pessoas colectivas (empresas e outras) que serve para apoiar os bancos nas decisões de concessão de crédito.



MMO.
PUB