Banco Central de Moçambique apresenta notas e moedas do novo metical
O Banco de Moçambique apresentou as notas e moedas do metical da nova família (MTn), a nova moeda que vai circular no país e partir de Julho, cujos valores faciais menos três zeros que os actuais meticais.
O lançamento das novas notas coincidiu com as comemorações dos 26 anos do metical, que entrou em circulação em Moçambique no dia 16 de Junho de 1980.
O governador do Banco de Moçambique, Adriano Maleiane, que procedeu ao lançamento, apresentou as notas de 1000,00 MTn, (cerca de 29,40 euros) o correspondente ao actual milhão de meticais, de 500,00 MTn, e de 200,00 MTn.
Todas as notas apresentam na parte frontal a imagem do primeiro presidente moçambicano, Samora Machel, e, no verso, têm estampadas imagens de animais selvagens.
Já as novas moedas apresentam o emblema do Banco de Moçambique, variando as suas cores e dimensões, algumas com imagens de uma mulher a escrever e outras com instrumentos musicais, nomeadamente a timbila.
Nos próximos seis meses, haverá circulação o simultânea das notas e moedas do actual metical e as da nova família.
"Durante esse período, teremos um processo de introdução gradual do metical da nova família. Por conseguinte, não haverá postos de trocas. As notas e moedas da nova família irão sendo obtidas normalmente nas transacções comerciais", referiu Adriano Maleiane.
Até 31 de Dezembro, os pagamentos de bens e serviços poderão ser efectuados nas duas moedas, assim como os respectivos trocos.
A partir do de Janeiro de 2007, as notas e moedas do metical actualmente em circulação, poderão ser trocadas para notas e moedas da nova família nos estabelecimentos bancários durante próximo ano e no Banco de Moçambique até 31 de Dezembro de 2012.
Ainda a partir do próximo mês de Julho, o Banco Central de Moçambique introduzirá nove tipos de moedas de diferentes valores faciais, designadamente moedas de 10 MTn, cinco, dois e um metical, bem como moedas de um, cinco, dez, 20 e 50 centavos.
"A introdução de novas notas do metical visa facilitar as transacções comerciais e financeiras, tornando-as cómodas e seguras graças à redução de três dígitos e à incorporação de elementos de segurança modernos", acrescentou o governador do Banco de Moçambique.
Esta é a terceira geração do metical, depois de, em 1980, ter sido lançado o metical da República Popular de Moçambique e, na década de 1990, o metical da República de Moçambique, que coincidiu com a introdução do multipartidarismo.