Banco de Inglaterra mantém taxas de juro pela primeira vez desde novembro de 2021

por RTP
Maja Smiejkowska - Reuters

O Banco de Inglaterra anunciou esta quinta que vai manter as taxas de juro inalteradas, pela primeira vez desde novembro de 2021, em 5,25%. A decisão põe fim a uma série de 14 subidas consecutivas das taxas.

A decisão inesperada, contrária às estimativas da maioria dos analistas, foi tomada pelo banco após uma votação do Comité de Política Monetária, com cinco votos a favor de deixar as taxas inalteradas contra quatro membros que defendiam uma subida para 5,5%.

Rosário Salgueiro, correspondente da RTP em Londres, sublinha o "grande alívio" dos britânicos que têm crédito à habitação. A manutenção das taxas de juro irá traduzir-se numa maior estabilização no pagamento dos empréstimos.


A medida foi adotada depois de na quarta-feira se ter sabido que a inflação homóloga se situou em 6,7% em agosto passado, contra 6,8% em julho, atingindo o nível mais baixo dos últimos 18 meses.

No entanto, há sinais preocupantes de arrefecimento da economia e crescimento do desemprego. Muitos economistas britânicos admitem mesmo uma recessão em 2024, salienta a correspondente da RTP.

A próxima reunião de política monetária do Banco de Inglaterra realiza-se em 2 de novembro.

c/ Lusa


pub