Última Hora
Advogado afirma que Nuno Rebelo de Sousa "nunca disse que não ia ao Parlamento" mas silêncio é para manter

Banco de Moçambique perspetiva crescimento económico "moderado" a médio prazo

por Lusa

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique perspetiva "um crescimento económico moderado no médio prazo" para o país, bem como a continuação da recuperação da economia nacional.

"Excluindo os projetos de gás natural, prevê-se que a atividade económica continue a recuperar, não obstante os prováveis impactos negativos dos choques climáticos sobre a produção agrícola e diversas infraestruturas", lê-se no relatório "Conjuntura Económica e Perspetivas de Inflação", divulgado hoje.

Acrescenta-se que no segundo trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto de Moçambique cresceu 4,7%, refletindo "essencialmente um desempenho assinalável da indústria extrativa, com destaque para a produção de gás natural".

"No médio prazo, antevê-se que a indústria extrativa continue a contribuir para a aceleração do crescimento do Produto Interno Bruto", refere igualmente, admitindo que a "tendência de recuperação" da atividade económica no país "mantém-se".

"O desempenho da economia no primeiro semestre do ano continua a indicar uma recuperação gradual da atividade económica, não obstante os efeitos dos choques climáticos que têm assolado o país. Deste modo, o crescimento do PIB real tende a aproximar-se da sua tendência de longo prazo", sublinha.

A economia moçambicana deverá crescer 5% em 2023, segundo previsão do Governo no início do ano.

Tópicos
pub