Banco de Moçambique satisfeito com introdução do novo metical
O Banco de Moçambique avaliou hoje "positivamente" os dois dias de vigência das novas notas e moedas do Metical, a unidade monetária moçambicana, elogiando ainda "a boa receptividade" do público.
Em declarações hoje à Lusa, dois dias depois do banco central moçambicano ter lançado as moedas e notas da Nova Família do Metical (Mtn), o porta-voz do Comité Coordenador de Introdução da Nova Família do Metical, Bento Balói, assegurou que "foi conseguido o grande objectivo de garantir a circulação das novas moedas e notas" do MTn.
Balói acrescentou que o banco emissor conseguiu disponibilizar as novas notas e moedas solicitadas pelos bancos comerciais, permitindo a estes o início de transacções em Mtn.
O porta-voz do Comité Coordenador de Introdução da Nova Família do Metical reconheceu que nem todas as caixas automáticas dos bancos comerciais estão a pagar nas novas notas e moedas, devido ao diferente grau de preparação de cada instituição para esta nova realidade.
"Alertámos desde o início que nem todos os bancos iriam pagar com as novas notas e moedas, havendo uns que já começaram a transaccionar no Mtn e outros que ainda mantém os antigos valores", sublinhou Bento Baloi.
Por outro lado, Balói admitiu que as caixas dos bancos suspenderam momentaneamente os pagamentos, para permitir a introdução das novas notas e moedas.
Sobre a utilização do novo dinheiro pelo público, o porta-voz do Comité Coordenador da Introdução da Nova Família do Metical indicou que tal se irá consolidar à medida que se incrementarem os levantamentos nos bancos comerciais.
"Na interacção que temos tido com o público, verificamos que há uma boa receptividade às novas notas e moedas", enfatizou Bento Balói.
Quanto às zonas do país onde não existem bancos comerciais, Balói afirmou que a sua instituição está a estudar várias estratégias, para permitir que o novo dinheiro chegue as mãos dos utentes.
"Temos em análise vários cenários, que podem passar pela concessão do dinheiro aos Correios de Moçambique ou aos comerciantes mais influentes das zonas do país que não têm bancos", frisou.
O Mtn tem como mais alto valor facial a nota de 1000 Mtn, que substitui a nota de um milhão de Meticais da antiga unidade monetária, e tem como valor mais baixo um centavo de Mtn, no lugar de um Metical da antiga moeda.
Todas as novas notas, de 1000, 500, 200, 100, 50 e 20 Mtn, são dominadas pela imagem de Samora Machel, o primeiro Presidente moçambicano depois da independência, alcançada em 1975. O governo moçambicano justificou a introdução do Mtn com a redução a um dígito que a inflação em Moçambique tem vindo a registar nos últimos anos e como forma de evitar transtornos devido ao manuseio de elevadas quantidades de notas e moedas do antigo Metical.