Banco de Portugal estima em 67 milhões de euros investimentos portugueses expostos à Madoff

Lisboa, 17 Dez (Lusa) - O Banco de Portugal afirmou hoje que ascende a 67 milhões de euros a exposição das sociedades gestoras de fundos de investimento e de carteiras individuais portuguesas a activos da Madoff Investiment, que faliu devido a fraude.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em comunicado, o Banco de Portugal (BdP) sublinha ainda que "a exposição do sistema bancário português ao Grupo Madoff é extremamente reduzida, situando-se em cerca de 18 milhões de euros".

O BdP explicou ainda que a discrepância relativamente aos valores da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) "pode resultar entre outros aspectos, de reporte e apuramento em diferentes momentos do tempo de uma informação que foi fornecida numa base de melhor estimativa que não são necessariamente coincidentes".

A CMVM anunciou hoje que a exposição das sociedades gestoras de fundos de investimento e de carteiras individuais portugueses a estes activos é de 76 milhões de euros.

A Madoff Investment, sociedade norte-americana liderada por Bernard Madoff, entrou em colapso na semana passada após a descoberta, pelas autoridades, de que funcionava com base num esquema em pirâmide que terá causado prejuízos de 50 mil milhões de dólares (cerca de 34,9 mil milhões de euros) a investidores de todo o mundo.

Bernard L. Madoff, detido pelas autoridades federais norte-americanas com acusações de fraude, encontra-se sob prisão domiciliária e obrigado a utilizar uma pulseira electrónica após decisão judicial anunciada hoje.

O gestor é acusado de montar um esquema em pirâmide, onde pagaria altos juros aos accionistas mais antigos com o capital dos novos investidores, tendo sido descobertos vários registos contabilísticos falsos, com resultados positivos da sociedade, que este apresentaria aos seus clientes

NM/FAL.

Lusa/Fim


PUB