Banco de Portugal faz registo provisório dos candidatos aos órgãos sociais do banco
Lisboa, 13 Jan (Lusa) - O Banco de Portugal já fez o registo provisório dos candidatos ao conselho de administração do BCP na assembleia geral de terça-feira, anunciou hoje o maior banco privado português.
Em comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banco Comercial Português (BCP) refere que o banco central só colocou como condição que os candidatos, se forem eleitos, a cargos de administração em outras instituições financeiras.
Seria este o caso de Carlos Santos Ferreira, Armando Vara e Vítor Fernandes, que integravam o conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas que já renunciaram aos cargos que ocupavam.
A lista liderada por Santos Ferreira inclui, além de Vara e Fernandes, quatro nomes oriundos da estrutura dirigente do próprio BCP: Paulo Macedo, José João Guilherme, Nelson Machado e Luís Pereira Coutinho.
Na lista apresentada e liderada por Miguel Cadilhe, também um dos candidatos à administração, Carlos Alcobia, deverá "renunciar, em caso de eleição, ao exercício de funções de gerente na Sucursal de Cabo Verde da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo".
Além do ex-ministro das Finanças de Aníbal Cavaco Silva de Alcobia, a lista integra António Bagão Félix, Alexandre Bastos Gomes, Rui Horta e Costa, João Carvalho das Neves e Meira Fernandes.
Bastos Gomes faz parte do actual conselho de administração do BCP.
O Banco de Portugal fez, também, o registo provisório de "todos os membros apresentados (...) para o Conselho Geral e de Supervisão e para Revisor Oficial de Contas".
RSF.
Lusa/Fim