Banco Europeu de Investimentos vai emprestar 3 mil milhões de euros à indústria automóvel europeia
Barcelona, 12 Mar (Lusa) - O conselho de administração do Banco Europeu de Investimentos (BEI) decidiu hoje conceder uma série de empréstimos no valor total de três mil milhões de euros às construtoras europeias de automóveis e camiões.
Entre as empresas destinatárias dos empréstimos encontram-se as fábricas europeias da BMW, Fiat, Daimler, Peugeot, Renault, Volvo, Scania ou Citröen, segundo informação do Banco Europeu de Investimento divulgada em comunicado.
O BEI pretende ainda apresentar, durante os meses de Abril e Maio, novas propostas de empréstimos destinados à indústria automóvel no valor de 2,8 mil milhões de euros, elevando para 6,3 mil milhões de euros o montante aprovado para empréstimos ao sector desde Dezembro.
"E, se a este montante se juntassem as propostas de empréstimo previstas para a reunião do conselho no mês de Junho, a cifra ultrapassaria os sete mil milhões de euros a meio do presente ano", indicou a instituição.
O Banco Europeu de Investimentos explicou que a maior parte do financiamento (cerca de 4,6 mil milhões de euros) terá como destino impulsionar a investigação e o desenvolvimento de veículos mais ecológicos e de maior eficiência energética.
O presidente do BEI, Philippe Maystadt, destacou a importância de oferecer ajuda financeira extraordinária à indústria automóvel europeia "na difícil conjuntura económica" actual.
Criado pelo Tratado de Roma de 1958, o Banco Europeu de Investimentos é a instituição de financiamento a longo prazo da União Europeia.
A sua missão consiste em promover a integração, o desenvolvimento sustentado e a coesão económica e social dos Estados membros da União Europeia.
NM.