Banco Internacional de Crédito comemora segundo aniversário como terceiro maior do país
O Banco Internacional de Crédito (BIC), participado pelo grupo Amorim, tornou-se, em dois anos de existência, a terceira maior instituição bancária de Angola, anunciou o seu presidente, assinalando o segundo aniversário do banco.
Com um resultado líquido de 19,41 milhões de dólares no primeiro quadrimestre de 2007, o BIC tem já 1.412,9 milhões de dólares de depósitos, tendo concedido 781,8 milhões de dólares de créditos.
Fernando Teles explicou hoje, em conferência de imprensa, que até Abril passado o banco já tinha conseguido atingir 88,5 milhões de dólares de fundos próprios, quando em Dezembro de 2005 tinha apenas 11,62 milhões.
Detido em 25 por cento pelo grupo do empresário português Américo Amorim e tendo uma participação idêntica da filha mais velha do Presidente José Eduardo dos Santos, Isabel dos Santos, o BIC tem hoje 30 milhões de capital, depois de dois aumentos de capitais em 2006.
De acordo com o seu presidente, o BIC está em primeiro lugar no ranking bancário angolano em termos de movimentos cambiais.
"O BIC é o banco que mais divisas compra ao banco central, é o banco dos importadores, aquele que mais pagamentos faz ao exterior e isso é sinónimo de que estamos a prestar um bom serviço na área internacional", disse.
Fernando Teles aproveitou para lembrar que o BIC é o terceiro maior banco em termos de crédito à economia, enquanto em recursos totais, somando depósitos e aplicações de clientes no banco central, o banco está em quarto lugar, com 12,41 por cento do mercado.
"O nosso rácio de solvabilidade é de 12,31 por cento, o que está cerca de quatro pontos acima daquilo que é o exigido pelo banco central", disse Fernando Teles.
O activo total do banco, que representa hoje 1.569 milhões de dólares e em 2005 era de 424 milhões de dólares, segundo Fernando Teles, "mostra que o banco está a crescer bem".
"Estamos a crescer acima das nossas expectativas iniciais", frisou.
O BIC possui 67 unidades de atendimento, incluindo agências, centros de empresas e balcões, e emprega 720 pessoas.