Bancos angolanos com quebra para menos de metade em divisas na última semana
A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial caiu para menos de metade na última semana, para 142,6 milhões de euros, mas garantindo a importação de alimentos e operações das casas de câmbio.
A informação consta do relatório semanal do BNA, divulgado hoje, sobre a evolução dos mercados monetário e cambial entre 06 e 10 de fevereiro, e contrasta com os 326,1 milhões de euros da semana anterior (-56%).
Segundo o documento, consultado pela Lusa, as divisas disponibilizadas - mantêm-se em euros há praticamente um ano -, em vendas diretas equivalentes a 159,3 milhões de dólares, cobriram as necessidades de importação de bens alimentares (26,9 milhões de euros) e também operações dos setores da Indústria (26,8 milhões de euros) e do Petróleo (14,3 milhões de euros).
Foram igualmente disponibilizadas divisas pelo BNA para as Casas de Câmbio (7,2 milhões de euros) e para as empresas Operadoras de Remessas (5,4 milhões de euros), duas atividades fortemente afetadas pela crise cambial que Angola vive desde finais de 2014.
A taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário, apurada ao final da última semana, permaneceu inalterada, nos 166,732 kwanzas por cada dólar e nos 186,286 kwanzas por cada euro.
Contudo, no mercado de rua, a única alternativa, embora ilegal, face à falta de divisas aos balcões dos bancos, cada dólar norte-americano custa à volta de 450 kwanzas, uma forte quebra face a semanas anteriores.
Angola enfrenta desde finais de 2014 uma crise financeira e económica com a forte quebra das receitas com a exportação de petróleo devido à redução da cotação internacional do barril de crude, tendo em curso várias medidas de austeridade.
A conjuntura nacional levou a uma forte quebra na entrada de divisas no país e a limitações no acesso a moeda estrangeira aos balcões dos bancos, dificultando nomeadamente as importações.
Além disso, devido à suspensão de acordos com bancos estrangeiros para correspondentes bancários, a banca angolana apenas consegue comprar divisas ao BNA.