Barcelona é a cidade mais cara para se viver em Espanha, Badajoz a mais barata

Barcelona é a cidade mais cara de Espanha e Badajoz a mais barata, segundo um relatório da Fundação das Caixas de Poupança (Funcas), publicado hoje.

Agência LUSA /

Tomar um café ou ir ao cinema em Barcelona é mais caro do que em qualquer outra cidade espanhola. Se a média dos preços, no conjunto do Estado é 100, Barcelona e Girona estão nove pontos acima.

Rioja, Guipuzcoa, Lleida, Biscaia e Madrid são também cidades extremame nte caras. No fim desta lista, encontram-se as cidades mais baratas, como é o caso de Salamanca, Soria, Estremadura, Ciudad Real, Conca e Badajoz.

A diferença entre a cidade mais cara (Barcelona) e a mais barata (Badajoz) chega aos 24 por cento.

O preço das rendas dos apartamentos é também relevante. Na capital cata lã é quase impossível encontrar um apartamento, por exemplo T-1, por menos de 80 0 euros.

O informe da Funcas mostra que os residentes em Girona (Distrito que fa z fronteira com França) e em Barcelona têm de pagar mais para poder aceder aos m esmos produtos e serviços, do que nas restantes 16 regiões autónomas da Espanha.

A Catalunha é a única região onde é obrigatório pagar vias rápidas e as auto-estradas.

A diferença entre as autonomias é visível também em relação ao nível do s serviços públicos de que dispõem, como é o caso, por exemplo, da Educação e da Saúde. Os ordenados também são mais elevados na Catalunha.

O relatório conclui ainda que todas as comunidades autónomas cresceram nos últimos cinco anos.


PUB