Barclays Portugal quer triplicar em dois anos quota de mercado no segmento de clientes exclusivos

O Barclays Portugal quer em dois anos triplicar, para 12 por cento, a sua quota de mercado no segmento dos clientes exclusivos, anunciou hoje o administrador do banco para a área do retalho, António Nunes da Silva.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Para alcançar este objectivo, o Barclays investirá 10 milhões de euros até 2008 na criação de uma rede de agências em Portugal dedicadas a este segmento, que a instituição denomina de "afluente" e que se caracteriza por integrar clientes "exigentes, informados e viajados".

Hoje, a instituição inaugurou mundialmente a primeira unidade Flagship Barclays Premier no Porto, seguindo-se até ao final do ano Braga e Algarve (Quinta do Lago).

De acordo com António Nunes da Silva, que falava aos jornalistas durante a inauguração da agência no Porto, em 2008 abrirá a quarta unidade deste género em Portugal, em Lisboa, mas com uma dimensão maior.

A nível internacional, o objectivo do Barclays é abrir uma unidade Premier em todas as principais capitais dos países onde já marca presença, começando por Madrid (Novembro) e Paris (em Dezembro).

Questionado sobre as razões que levaram a instituição a escolher Portugal para inaugurar este segmento de negócios, o administrador referiu que tal se poderá dever ao facto de o banco de origem britânica querer "de alguma forma premiar e reconhecer o trabalho da equipa portuguesa".

No total, são actualmente mais de 12.500 os clientes do Barclays que pertencem a este segmento - dos quais 2.000 são clientes do Grande Porto - e que tem um peso de 20 por cento nas receitas totais da instituição.

Em termos de receitas, o Barclays estima subir 25 por cento neste segmento, onde, segundo o responsável pelo segmento Alberto Ramos, "se oferece um serviço personalizado de aconselhamento financeiro e fiscal, prestado por assessores financeiros formados e certificados por universidades de topo e dirigido a clientes exigentes, viajados e utilizadores das novas tecnologias".

Com mais de mil colaboradores, o Barclays Portugal - que chegou ao país em 1985 - tem actualmente uma rede composta por mais de 150 agências de todo o país.

PUB