Barcos em frente à lota impedem descarga no porto de Peniche a partir da meia-noite

Peniche, Leiria, 30 Mai (Lusa) - Os armadores de Peniche colocaram esta noite os barcos em frente à lota para impedirem qualquer descarga de pescado, a partir da meia-noite, e vão estar de piquete a proibir qualquer intenção de descarga.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A resolução foi tomada esta noite durante uma reunião onde participaram mais de 200 homens entre armadores e pescadores de Peniche.

"Depois da meia-noite ninguém vai descarregar no Porto de Peniche", afirmou o presidente Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal, Jerónimo Rato.

"Já mandamos pôr os barcos todos em frente à lota para que não seja possível a descarga enquanto durar a paralisação".

Em Peniche, existem cerca de 90 barcos da pesca local, uma dezena de embarcações da pesca longínqua e outra dezena da pesca do cerco (sardinha).

As associações de armadores e pescadores decidiram, em consonância com os sectores pesqueiros de Espanha, Itália e França, iniciar uma paralisação total a partir da meia-noite de hoje, por tempo indeterminado, para chamar a atenção dos governos e da União Europeia para as consequências que o aumento do gasóleo está a ter na sua actividade.

PUB