Barril de Brent baixa 2,56 dólares, mais de 10 em cinco dias

Londres, 16 Jul (Lusa) - O barril de crude Brent, de referencia para a Europa e Portugal, baixou hoje 2,56 dólares depois do aumento imprevisto dos stocks de crude nos Estados Unidos, primeiro consumidor mundial de energia.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O barril de petróleo do Mar do Norte para entrega em Setembro terminou a sessão nos 136,19 dólares no International Exchange Futures (ICE), 2,56 dólares menos do que o fecho de terça-feira.

Num dia volátil, a cotação do Brent oscilou entre os 132,5 e 139,26 dólares.

O preço mínimo de hoje foi atingido às 15:40 (hora de Lisboa) depois do anúncio do Departamento de Energia dos Estados Unidos de que as reservas de petróleo do país aumentaram 3 milhões de barris a semana passada situando-se nos 296,9 milhões, quando os peritos previam uma quebra de 1,6 milhões de barris.

Depois de uma escalada sem precedente nos últimos meses, o preço do barril Brent baixou mais de 10 dólares em cinco dias, já que na passada sexta-feira se negociava ao preço recorde de 147,50 dólares.

Este trambolhão nas cotações foi propiciado pelas declarações do presidente da Reserva Federal, Ben Bernanke, segundo as quais e economia norte-americana enfrenta "numerosas dificuldades".

Em Nova Iorque, os preços do petróleo recuaram hoje de novo totalizando perdas de mais dez dólares em duas sessões devido também ao aumento dos stocks de crude nos Estados Unidos.

Os stocks começam a reflectir as dificuldades da economia norte-americana, dizem os analistas, sustentando que a crise deverá reflectir-se numa baixa do consumo energético nos Estados Unidos.

Os norte-americanos consumiram menos produtos petrolíferos nas últimas quatro semanas (-2,0%) quando comparado com o mesmo período em 2007, anunciou hoje o Departamento de Energia (DoE). A procura de gasolina, designadamente, diminuiu 2,1 por cento.

TM.

Lusa/Fim


PUB