BCE prepara novo aumento da taxa de juro

por Lusa
O Banco Central Europeu prepara-se para voltar a subir as taxas de juro Wolfgang Rattay - Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) deverá anunciar, após a reunião desta quinta-feira, um novo aumento da taxa de juro de 50 pontos base para continuar a tentar controlar a inflação, segundo os analistas.

Esta quinta-feira tem lugar a primeira reunião do ano do BCE, depois de ter fechado 2022 no total com um conjunto de aumentos de 250 pontos base.

Na última reunião, em dezembro, a instituição liderada por Christine Lagarde abrandou o ritmo de subida das taxas de juro, mas avisou que iria continuar a subi-las "significativamente", mostrando-se determinada no combate à inflação, que continua "demasiado elevada".

O BCE decidiu nessa altura abrandar o ritmo e optou por uma subida de 50 pontos base nas suas taxas de juro, fixando a principal taxa de juro de refinanciamento em 2,5%, o nível mais elevado desde finais de 2008.

A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito estão, atualmente, em 2,50%, 2,75% e 2%.

Para o diretor de investimentos do Banco Carregosa, Filipe Silva, ainda se está longe da meta, devido à demora na reacção do fator económico à inflação.

Se hoje for anunciado, como se espera, uma subida de 50 pontos base na taxa de juro, não terá, no entender de Filipe Silva, grande impacto em Portugal.


c/Lusa
pub