BCP anuncia compra da Credilar pela Credibom

A Credibom, detida pela Sofinco, adquiriu o controlo da Credilar, empresa para onde foi transferida a actividade de crédito ao consumo não automóvel da Credibanco, anunciou hoje o BCP.

Agência LUSA /

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banco Comercial Português informa ainda que o registo da transacção "terá já reflexo nas contas do segundo trimestre de 2005".

O BCP tinha anunciado a 03 de Janeiro que ia vender a unidade de crédito ao consumo não automóvel no ponto de venda do Crédibanco à francesa Sofinco, empresa do Credit Agricole, por 65 milhões de euros.

Na sequência da celebração do acordo com a Sofinco, o comunicado de hoje do BCP explica ter "a Credibom, sociedade cujo capital é integralmente detido pela Sofinco, adquirido, em 30 de Junho de 2005, o controlo da Credilar, empresa para onde foi entretanto transferida a referida actividade".

A actividade alienada "envolve cerca de 212 milhões de euros de crédito ao consumo concedido no ponto de venda (canal não- bancário), de que se encontra excluído o crédito automóvel, ALD e cartões de crédito", avançava o banco em Janeiro.

Os créditos a transferir representam seis por cento da carteira consolidada de crédito ao consumo do grupo BCP, instituição que continuará a conceder este tipo de créditos através da sua rede de balcões.

Para o BCP, esta operação enquadra-se "na estratégia de enfoque do banco no seu core business (actividade central) e na optimização de gestão de capital".

Na sessão de hoje da Euronext Lisboa, cerca das 10:30, as acções do BCP seguiam a perder 1,44 por cento, para 2,09 euros.

PUB