BCP negoceia venda de operação na Grécia com o Piraeus Bank
Lisboa, 06 fev (Lusa) -- O BCP está em negociações com o Piraeus Bank para vender o banco que tem na Grécia, anunciou hoje a instituição liderada por Nuno Amado em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Num esclarecimento ao regulador dos mercados financeiros, após notícias que davam conta da eventual alienação da sua operação na Grécia, o BCP disse que "confirma que, no contexto da análise das diferentes alternativas anunciadas em relação à sua subsidiária grega, decidiu iniciar negociações, que atualmente têm caráter de exclusividade, com o Piraeus Bank".
As conversações entre as duas instituições financeiras têm como objetivo "uma potencial alienação do Millennium Bank", acrescentou.
O banco acrescenta ainda que, apesar das negociações, "nenhuma decisão foi ainda tomada por qualquer das partes, pelo que nenhuma decisão de investimento deve ser tomada com base na perspetiva sobre o desfecho destas negociações" e remete novas informações para mais tarde.
A unidade do BCP na Grécia teu causado sucessivas dores de cabeça à instituição financeira, que já há algum tempo tem mostrado interesse em sair daquele país.
Nos primeiros nove meses do ano, até setembro, o BCP registou prejuízos de 796,3 milhões de euros, para que contribuíram mais de 500 milhões de euros reservados para perdas que podem vir a acontecer com a operação do banco na Grécia. Os resultados do total do ano de 2012 serão conhecidos esta sexta-feira.
Já em 2011 o banco apresentou um prejuízo de 786 milhões de euros. Então, o banco referiu os fatores extraordinários que ascenderam a 972 milhões de euros, a grande fatia dos quais devido às imparidades (perdas potenciais) relacionadas com a Grécia.