BCP oferece 4,33 mil milhões de euros pela totalidade do BPI
O BCP oferece 4,33 mil milhões de euros pela totalidade do capital do BPI, segundo o preço por acção constante do anúncio preliminar de Oferta Pública de Aquisição (OPA) hoje enviado à CMVM.
O banco liderado por Fernando Ulrich tem 760 milhões de acções e o BCP oferece 5,7 euros por acção, em numerário, numa "oferta geral e voluntária" em que se obriga a "adquirir a totalidade das acções representativas do capital da sociedade visada".
O sucesso da OPA está condicionado pela alteração ou não dos estatutos do BPI, até à data de encerramento da oferta.
Os responsáveis do BPI vão propor, na assembleia geral de 20 de Abril alteração na blindagem dos estatutos, aumentando o limite de 12,5 para 17,5 por cento dos votos correspondentes ao capital social.
A oferta será válida caso o oferente consiga 90 por cento do capital social e dos direitos de voto se existirem limitações estatutárias à contagem de votos e exercício de direitos, ou 50,01 do capital no caso de não existirem quaisquer limitações.
O Banco Comercial Português fez hoje um anúncio preliminar de lançamento de oferta pública geral de aquisição de acções representativas do capital social do Banco BPI, num comunicado enviado à CMVM.