Bel anuncia redução do preço-base a pagar aos produtores de leite

A Bel Portugal anunciou hoje uma redução de 65 cêntimos por cada cem litros no preço-base a pagar aos produtores de leite da ilha São Miguel, uma decisão tomada na sequência do "fracasso das negociações".

Agência LUSA /

Com esta redução do preço do leite à produção, a empresa de lacticínios fixou em 23,03 euros por cem litros o valor de Inverno a pagar desde 01 de Janeiro deste ano.

Numa carta enviada aos cerca de mil produtores, o administrador da Bel Portugal, Robert Schlingensiepen, assegurou que esta redução é inferior ao aumento das ajudas directas da União Europeia ao sector, o que "garante um novo rendimento agrícola proveniente do leite".

"Perante o fracasso das negociações, a empresa "teve de assumir, como sempre, a responsabilidade que a posição de liderança no sector lhe confere", adiantou Robert Schlingensiepen.

Segundo a Bel, as negociações entre a indústria e os produtores de leite da maior ilha açoriana decorreram no final do ano, não tendo a proposta inicial a empresa de lacticínios "de redução de um euro por cem litros merecido uma resposta fundamentada e realista" por parte da lavoura.

O administrador justificou a redução com o facto "preocupante" de, pela primeira vez em muitos anos, o mercado de queijo flamengo ter estagnado em quantidade, tendo os preços médios baixado 2,5 por cento em relação ao ano anterior".

Robert Schlingensiepen salientou, ainda, que a decisão final de reduzir o preço-base em 65 cêntimos assentou no objectivo de se alcançar o "melhor equilíbrio", tendo em conta a necessidade de prosseguir a "batalha da competitividade", para assegurar a "sobrevivência, a longo prazo, do sector dos lacticínios na região".

A Bel Portugal emprega na ilha de São Miguel cerca de 340 pessoas e transforma, anualmente, 135 milhões de litros de leite, fornecidos por cerca de mil produtores.

PUB