BES e Sabadell apresentaram propostas para comprar espanhol Urquijo
O Banco Espirito Santo (BES) e o Sabadell, que tem uma participação cruzada com o BCP, anunciaram hoje que apresentaram propostas não vinculativas para a compra do banco espanhol Urquijo, propriedade do Grupo belga KBC.
"O Banco Espirito Santo informa o mercado que apresentou ao KBC uma proposta preliminar não vinculativa de aquisição do Banco Urquijo, em Espanha", anunciou o banco liderado por Ricardo salgado em comunicado enviado à CMVM.
O Banco Sabadell enviou um comunicado idêntico ao regulador do mercado espanhol, sem adiantar quaisquer pormenores sobre a proposta.
O grupo bancário belga KBC reconheceu que recebeu várias ofertas não vinculativas pelo Banco Urquijo, uma delas do Banco Sabadell, accionista do BCP, com 2,83 por cento do capital, que por sua vez detém 3,0 por cento do banco catalão.
O prazo para apresentação de ofertas já terminou e o KBC espera ter novidades sobre o futuro - venda ou integração - do banco Urquijo até Julho, disse uma porta-voz do grupo, Viviane Huybrecht, citada pela agência espanhola Europa Press.
Por razões de confidencialidade, a porta-voz do grupo belga não quis desvendar a identidade das restantes entidades que apresentaram propostas.
A porta-voz do KBC disse que o grupo mantém as duas opções relativamente ao urquijo, ou seja a sua integração no grupo ou a venda e que até final do primeiro semestre deste ano tomará uma decisão.
Além do BES e do Banco Sabadell, os meios financeiros espanhóis apontam também o alemão Deutsche Bank o britânico Barclays como potenciais candidatos à compra do Banco Urquijo.
O presidente do banco, Ricardo Salgado, dizia, na apresentação de resultados do Grupo que o BES admitia estudar oportunidades em Espanha para alargar a actividade em segmentos específicos.
Também a CGD admitiu ter estudado a oportunidade, apesar de até ao momento não ter confirmado se apresentou alguma proposta não vinculativa.
O Banco Urquijo actua nas áreas da banca privada, gestão de patrimónios e empresas, sobretudo, tem uma rede de 60 agências e 800 trabalhadores.