EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Boeing encontra novo problema nas aeronaves 737 MAX

Boeing encontra novo problema nas aeronaves 737 MAX

Durante uma inspeção de segurança ao 737 MAX, ordenada pela Administração Federal de Aviação dos EUA, a Boeing encontrou uma nova irregularidade. A auditoria da empresa norte-americana surge na sequência de dois acidentes que causaram a morte de 346 pessoas no ano passado.

RTP /

Segundo as investigações iniciais, as aeronaves caíram devido a uma falha no sistema de estabilização do voo. Entretanto, uma auditoria encontrou falhas nos cabos que comandam as superfícies da cauda do avião.

Está a ser averiguada a possibilidade de cabos estarem demasiado próximos e poderem causar um curto-circuito, o que pode dar origem a um acidente.

“O problema foi identificado depois de um processo rigoroso para garantir a segurança do avião”, declarou o porta-voz da empresa à CNN Business.

O porta-voz da empresa garante que “a nossa maior prioridade é assegurar que os 737 MAX têm segurança e que cumprem todos os requisitos regulamentares antes de voltarem a entrar em circulação”.

Na mesma entrevista, a empresa garantiu que está a trabalhar em parceria com a Administração Federal de Aviação e com outras entidades reguladoras num “processo intensivo e robusto” para garantir a segurança das aeronaves.

Os aviões 737 MAX saíram de circulação em março do ano passado, depois de estarem envolvidos em dois acidentes que causaram a morte de mais de 300 pessoas. Em dezembro, a empresa anunciou que ia suspender a produção das aeronaves até serem identificados todos os problemas e as entidades reguladoras autorizarem a sua circulação.

O CEO da empresa, Dennis Muilenburg pediu a demissão, depois da suspensão das aeronaves ter sido anunciada, sendo substituído por David Calhoun, que inicia funções a 13 de janeiro.

Para a empresa “uma mudança na liderança é necessária para restaurar a confiança na companhia e para corrigir as nossas relações com as entidades reguladoras e com os nossos clientes”.
PUB