Bolsa de Tóquio abre em terreno negativo
A bolsa de Tóquio abriu esta quarta-feira em queda, pelo segundo dia consecutivo, pressionada pela incerteza sobre as negociações tarifárias entre o Japão e os EUA, com o Nikkei a registar uma descida de 0,96% para 39.601,91 pontos, meia hora após o início do pregão.
Também o segundo indicador nipónico, o Topix, estava a perder 0,26% para 2.824,74 pontos, à 1h31 em Portugal continental.
Pelo segundo dia consecutivo, os investidores estão a manifestar ansiedade em relação às negociações tarifárias entre os Japão e os Estados Unidos, depois de um início da semana com um recorde de ganhos de 11 meses, em consequência de várias declarações perturbadoras de Donald Trump em relação à evolução do acordo comercial com Tóquio.
O presidente norte-americano voltou terça-feira a colocar o arroz no centro do debate - quando é no setor automóvel e no mercado cambial que se encontram os principais tabuleiros de xadrez -, e deu sinais de não estar disponível para prolongar o prazo de 9 de julho para a conclusão das negociações.
Um indicador associado ao dólar estava novamente a cair hoje no início do pregão asiático, depois de ter atingido o seu valor mais baixo desde 2022 nas principais praças financeiras internacionais na sessão anterior.
O índice Nikkei reflete a média não ponderada dos 225 principais valores da bolsa de Tóquio, enquanto o indicador Topix agrupa os valores das 1.600 maiores empresas cotadas.