Bolsas chinesas sobem com medidas de Pequim para estimular a economia

As principais bolsas da China abriram esta quarta-feira com ganhos, na sequência do anúncio de um novo pacote de medidas por parte de Pequim para impulsionar a recuperação económica, pressionada pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Lusa /
As bolsas chinesas abriram a valorizar com as novas medidas de estimulação da economia Alex Plavevski - EPA

Durante a sessão da manhã de hoje, o índice de Xangai avançou 0,59% e o de Shenzhen subiu 0,22%. Em Hong Kong, o índice de referência Hang Seng subiu 0,79%.

Também a Bolsa de Pequim, inaugurada em 2021 e com menor expressão por estar centrada em pequenas e médias empresas, operava em terreno positivo, com uma valorização de 0,48%.

Meia hora antes da abertura dos mercados, o governador do banco central chinês, Pan Gongsheng, anunciou novos cortes nas taxas de juro, na taxa de reservas obrigatórias e nas taxas das operações de recompra a sete dias, uma das principais ferramentas de injeção de liquidez do banco central.

O Banco Popular da China anunciou ainda reduções nas taxas de juro hipotecárias, medidas de estímulo ao crédito para compra de serviços e cuidados a idosos, apoios temporários ao financiamento para a aquisição de automóveis e aumento do crédito à inovação tecnológica.

 

Tópicos
PUB