Bolsas de todo o mundo registam forte queda

As bolsas mundiais estão hoje em forte queda com destaque para os mercados asiáticos que caíram para o nível mais baixo dos últimos três meses. A bolsa portuguesa não fugiu à onda e esta manhã a bolsa de Lisboa abriu em baixa com o PSI 20 a recuar 0,64 por cento.

RTP /
As bolsas sofreram forte queda neste dia de Carnaval. RTP

Forte queda nas bolsas de todo o mundo com destaque para os mercados asiáticos que caíram para níveis mais baixos registados nos últimos três meses. Portugal não fugiu a esta queda generalizada com a Bolsa de Lisboa a abrir esta manhã a perder 0,64 por cento para os 5.975,36 pontos.

Na Ásia o índice japonês Nikkei chegou a um ponto nunca visto em 26 anos e a queda acontece igualmente em Wall Street com a Bolsa de Nova Iorque a encerrar a última sessão com o mais baixo valor dos últimos 12 anos.

Na Europa as praças estavam todas a transaccionar no vermelho e logo pela manhã o índice Euronext 100 perdia 0,52 por cento para 472 pontos, enquanto o DJ Stoxx 50 cedia 0,62 por cento para 1.790 pontos.

Madrid estava igualmente em baixa de 0,14 por cento, Londres de 0,30 por cento e Paris de 0,45 por cento, enquanto Frankfurt recuava 0,71 por cento.

A abertura em queda das bolsas europeias deveu-se à pressão provocada pelas perdas de Wall Street que chegou a um mínimo de 12 anos, com o Nasdaq a recuar 3,71 por cento e o Dow Jones 3,41 por cento.

O mesmo por parte das principais bolsas asiáticas que viram o índice Nikkei da bolsa de Tóquio a fechar em baixa de 1,46 por cento e o Hang Seng de Hong Kong a cair 2,89 por cento.

PUB