BP cria empresa para renováveis e prevê investir 6,7 mil ME em 10 anos
A BP criou uma nova empresa para as energias renováveis que deverá investir 6,7 mil milhões de euros nos próximos 10 anos em energia solar, eólica, hidrogénio e centrais de ciclo combinado, anunciou hoje a empresa.
Com a "BP Alternative Energy", a petrolífera mundial pretende originar receitas de cerca de 5 mil milhões de euros por ano durante a próxima década.
A primeira fase de investimento será de cerca de 1,5 mil milhões de euros nos próximos três anos destinada à energia eólica, hidrogénio e centrais de ciclo combinado a gás natural.
Com o investimento na energia solar, a BP espera impulsionar a sua posição de liderança como produtor e fornecedor de sistemas fotovoltaicos.
Em Portugal, a BP vai instalar uma fábrica de painéis solares em Moura que irá fornecer a maior central fotovoltaica do mundo a construir na Amareleja.
O investimento em hidrogénio incluirá o primeiro projecto comercial a nível mundial, na Escócia, que tem por objectivo transformar gás natural em hidrogénio.
Na energia eólica, a BP identificou nos Estados Unidos zonas para acomodar turbinas com uma capacidade total de 2.000 megawatts.
O investimento em centrais de ciclo combinado vai ser feito também principalmente nos Estados Unidos.