BP e Shell evacuam plataformas Golfo do México
As companhias petrolíferas britânicas BP e Royal Dutch Shell começaram a evacuar as plataformas petrolíferas no Golfo do México devido à aproximação do furacão Rita, anunciaram hoje as duas empresas.
"Retirámos todo o pessoal não essencial para garantir a segurança", indicou uma porta-voz da BP, ou seja, cerca de metade dos 1.500 funcionários que trabalham nas zonas leste e centro do Golfo do México.
A Shell (companhia britânica e holandesa), por seu lado, anunciou ter já retirado 545 pessoas.
O furacão Rita, que deverá atingir ainda hoje a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (de cinco categorias), continuava a progredir hoje de manhã em direcção ao Golfo do México.
às 07:00 em Lisboa, os ventos do Rita atingiam os 185 quilómetros por hora, encontrando-se a 235 quilómetros a oeste de Key West (sul do Estado da Florida) e a 210 quilómetros a norte de Havana, Cuba.
O Rita dirige-se para a zona costeira do Texas a uma velocidade de 22 quilómetros por hora e ameaça o Estado de Luisiana, devastado pelo furacão Katrina a 29 de Agosto, levando as autoridades de Nova Orleães a suspender o regresso dos residentes e a preparar uma nova evacuação da zona.