BPI obtém ganho de 10 milhões de euros com operação de recompra de títulos na bolsa irlandesa

Lisboa, 14 abr (Lusa) - O Banco BPI obteve um ganho de 9,9 milhões de euros, antes de impostos, que será contabilizado nos resultados do segundo trimestre do ano, com a recompra de emissões de titularização de créditos hipotecários, informou hoje o banco.

Lusa /

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a entidade liderada por Fernando Ulrich anunciou que adquiriu títulos representativos de 106,7 milhões de euros de valor de capital em dívida de três emissões que tinha lançado à negociação na Bolsa da Irlanda.

Antes, noutra comunicação feita ao mercado, o BPI tinha revelado que recebeu dos investidores abrangidos por esta operação, relacionada com as emissões Douro Mortgages n.º 1, 2 e 3, intenções de aceitação superiores a 358 milhões de euros de valor de capital em dívida, tendo decidido adquirir os já mencionados 106,7 milhões de euros.

"O impacto positivo das mencionadas ofertas nos resultados consolidados do Banco BPI traduz-se num ganho antes de impostos de 9,9 milhões de euros a repercutir nas contas do segundo trimestre de 2014", assinalou o banco.

Segundo o BPI, estas ofertas "enquadraram-se na política de gestão de balanço e estrutura de capital do Grupo BPI".

As Douro Mortgages dizem respeito à titularização de crédito à habitação do BPI e a primeira emissão foi feita no final de 2005, através da Sagres - Sociedade de Titularização de Créditos, naquela que foi a primeira operação de titularização de crédito à habitação realizada diretamente a partir de Portugal.

Tópicos
PUB