Brasil e França fecham parceria para desenvolvimento de satélite geoestacionário brasileiro

Brasília, 12 dez (Lusa) - A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o Presidente da França, François Hollande, assinaram hoje uma série de acordos, entre eles uma parceria para o desenvolvimento de um satélite geoestacionário brasileiro que inclui a francesa Thales Alenia.

Lusa /

Os novos acordos, que abrangem também as áreas de saúde, educação, tecnologia e agricultura, foram assinados durante a viagem oficial de François Hollande a Brasília, em retribuição à visita feita pela Presidente brasileira à França em dezembro do ano passado.

Entre as novas parcerias está a ampliação da cooperação das universidades francesas com o programa brasileiro Ciência sem Fronteiras, através do qual a França recebeu até 4,8 mil estudantes brasileiros, sendo o terceiro principal destino dos bolsistas.

Os dois líderes assinaram ainda um protocolo que permitirá aos viajantes brasileiros permanecerem até um ano na França, sem a necessidade de visto, e com a possibilidade de realizar trabalhos durante esse período. O máximo permitido anteriormente eram três meses.

A Presidente brasileira salientou ainda a parceria com os franceses para a construção de helicópteros no Brasil, e principalmente a forma como essas parcerias têm sido feitas, com transferência de tecnologia e procura de sócios locais para desenvolvimento conjunto.

Entre os projetos que envolvem produção de tecnologia ambos os líderes destacaram ainda o entendimento para a compra de computadores de alto desempenho da França, com a posterior instalação de dois centros de pesquisa - no Rio de Janeiro e em Petrópolis - que permitirá ao Brasil desenvolver o mesmo tipo de equipamento no futuro.

"Apenas dez países detêm capacidade instalada nesse campo. O Brasil entrará para esse restrito grupo e vai desenvolver atividades de pesquisa", disse a líder brasileira, numa declaração ao lado do homólogo francês.

Dilma Rousseff agradeceu Hollande pelo apoio à iniciativa brasileira junto às Nações Unidas para a discussão de um marco legal para a proteção de dados na internet, ao que o líder francês respondeu ressaltando sua preocupação com o tema e confirmando presença para a conferência prevista para abril do próximo ano, em São Paulo.

Foram assinados acordos ainda na área de agricultura, para troca de experiências em indústria agroalimentar e segurança alimentar, e no setor de saúde, para cooperação no desenvolvimento de vacina infantil.

Tópicos
PUB