Brasileira Vale do Rio Doce anunciou um aumento de seus investimentos
A brasileira Vale do Rio Doce, maior produtora mundial de minério de ferro, anunciou hoje um aumento de mil milhões de dólares nos seus investimentos para este ano.
No total, a empresa brasileira planeia investir 7,35 mil milhões de dólares em projectos de exploração de minério de ferro, carvão e níquel, entre outros.
O presidente da empresa, Roger Agnelli, salientou que o aumento dos investimentos foi resultado da desvalorização do dólar em relação à moeda brasileira, o que terá elevado o custo dos projectos.
O aumento dos investimentos vai incluir também a aceleração da exploração de uma mina de níquel, na Nova Caledónia, considerada a maior do mundo.
Em Fevereiro, a empresa anunciou a aquisição da AMCI Holdings Australia (AMCI HA) por 835 milhões de dólares australianos, com o objectivo de fortalecer os negócios da empresa no sector de carvão.
Actualmente, a CVRD detém participações minoritárias em duas empresas chinesas que produzem carvão, como a Shandong Yankuang International Coking e Henan Longyu Energy Resources.
A empresa está a concluir os estudos de viabilidade económica para exploração de um depósito de carvão em Moatize, Moçambique.